O Colégio Castelinho Vermelho é muito mais do que uma simples escola ou creche. Somos uma instituição que se dedica apaixonadamente à educação, à formação de caráter e ao desenvolvimento integral das crianças desde os primeiros anos de vida.

Nossa história é marcada por um compromisso inabalável com a excelência educacional e o cuidado com cada aluno. Somos uma escola que acredita no poder da educação para moldar mentes brilhantes, nutrir a criatividade e promover os valores que são essenciais para uma sociedade melhor.

Na nossa Creche, recebemos os pequenos com carinho e dedicação, proporcionando um ambiente seguro e estimulante para que eles possam explorar o mundo ao seu redor e desenvolver habilidades fundamentais para seu crescimento.

À medida que as crianças crescem, a transição para o Ensino Fundamental I no Castelinho Vermelho é natural e tranquila. Nossos educadores são especializados em criar um ambiente de aprendizado envolvente, onde o conhecimento é transmitido de maneira lúdica e dinâmica, sempre adaptado às necessidades individuais de cada aluno.

Missão

Visão

Valores

Considerando a proposta pedagógica como identidade da escola, a instituição se torna capaz de estabelecer diretrizes básicas referentes à linha de atuação na comunidade, formalizando o compromisso assumido pela equipe docente, funcionários, pais e/ou responsáveis e coordenação, direcionados para o mesmo projeto educacional. É apresentado qual a missão e quais os objetivos estratégicos, periodicamente revisados em diálogo com as transformações do próprio ciclo escolar. 
O estabelecimento de ensino oferece conteúdos ricos para a reflexão sobre a prática educativa, a fim de explicitar os critérios que justificam escolhas e decisões pedagógicas junto aos alunos. O projeto didático visa desenvolver as possibilidades de lazer, atividades físicas, culturais, artísticas e científicas, envolvendo todas as áreas do conhecimento de maneira contextualizada. Entre as principais propostas pedagógicas da educação básica, os processos abordados auxiliam o estudante a ter novas experiências dentro do perfil construído pela metodologia de ensino aplicada. Confira algumas das propostas mais utilizadas: 
Construtivismo: A base da filosofia construtivista acredita na construção do conhecimento em conjunto entre professor e aluno, ou seja, o docente é um mediador dos saberes dos estudantes, sendo capaz de contribuir com situações e atividades onde a própria criança irá realizar descobertas e solucionar questionamentos. Segundo Jean Piaget, criador da teoria, as escolas devem aplicar avaliações diagnósticas para compreender melhor o rendimento escolar de cada jovem. 
Interacionismo: Assim como Piaget, o criador da teoria interacionista, Lev Vygotsky, valoriza a interação, mas direcionada para um contexto sócio-histórico-cultural. Acredita-se que todas as crianças se tornam autônomas passando por estágios educacionais, sendo resultado das ações e interações do sujeito com o meio que vive. 
Lúdica: A prática lúdica ajuda a criança a lidar com seus sentimentos, a buscar satisfação de seus desejos, e a enfrentar críticas com mais autonomia e segurança. Os jogos e brincadeiras se tornam elementos importantes no processo de ensino, promovendo o bem-estar do indivíduo, respeitando seus interesses, estimulando o crescimento harmônico nos âmbitos biopsicossocial e cultural.
Humanista: O método apresenta o aluno como um ser autônomo, orientado a escolher atividades que serão desenvolvidas sobre orientação pedagógica. Os valores afetivos são trabalhados diariamente, a fim de favorecer a convivência e o comprometimento com as mudanças do mundo no qual estamos inseridos. 
Com o objetivo de melhorar a formação do aluno, o estabelecimento de ensino oferece atividades extracurriculares para despertar o talento dos estudantes, aprimorando o desempenho em sala de aula. O trabalho de estímulo cognitivo em diferentes áreas, apresenta um ganho significativo no desenvolvimento integral do indivíduo. Os estudantes praticam com mais frequência as expressões corporais, e tornam-se mais críticos, participativos, proporcionando lições como: autonomia, tolerância, respeito, e o reconhecimento de ponto de vista de outras pessoas. Confira algumas das práticas interdisciplinares mais comuns:
Passeios e Visitações: As descobertas presentes em saídas e viagens pedagógicas promovidas pelas instituições de ensino dão a oportunidade das crianças vivenciarem na prática o que aprenderam na escola. Essa extensão da sala de aula em diferentes contextos culturais e localidades, estimula ainda mais o espírito coletivo entre alunos e professores, construindo um olhar crítico sobre o que está sendo pesquisado e discutido. 
Festas Temáticas: Os eventos festivos fazem parte do dia a dia de qualquer instituição. O objetivo é fazer com que os alunos reflitam sobre aspectos ligados à diversidade cultural, e a liberdade religiosa de todos que a frequentam. As festas promovem situações de aprendizagem, com projetos onde os alunos possam pesquisar, levantar hipóteses sobre os temas, ou seja, tudo que possa acrescentar novos conhecimentos.

A instituição  apresenta um espaço ideal para atender as necessidades das crianças, oferecendo conforto e segurança para o pleno desenvolvimento do aluno. A influência da infraestrutura da escola infantil no aprendizado reflete nos resultados acadêmicos, além de ampliar múltiplos interesses socioeducativos, provocando ganho da capacidade motora e facilitando a socialização entre os estudantes.
O investimento na infraestrutura garante possibilidades de um ensino qualificado durante o ano letivo, sendo essencial na formação de crianças e adolescentes, implicando desde os itens básicos como energia elétrica, fornecimento de água, manutenção e limpeza dos ambientes, à parques, brinquedotecas, laboratórios e quadras.